quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ações Sustentáveis ajudam a restaurar o Meio Ambiente


Sustentabilidade é um conceito movido principalmente pela ação do desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do meio ambiente. Entretanto o que vemos na mídia é o oposto disso, cada vez mais o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. Sabemos que o desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver. Através desse pensamento surgiu o termo sustentabilidade que abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Através deste termo, surgiu a Responsabilidade Ambiental, que seria um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Eu ajudo o meio ambiente, como posso , economizando sempre que possível à água e a energia elétrica, reciclando o meu lixo, acho que cada pessoa devia fazer o mesmo, pois só assim os nossos netos teriam um planeta para viver”, afirma a cidadã Fumiko Yamaguchi.

Existem também as ações sustentáveis, como: reciclagem, replantamento de arvores e uso de fontes renováveis, que garantiriam recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a conservação dos atuais recursos naturais, como florestas, matas, rios, lagos e oceanos. “A sustentabilidade é o próximo nível de proteção ambiental, crescendo junto com os avanços da ciência e da tecnologia, só assim reduziremos os impactos ambientais, afirma a ambientalista Ana Lucia”.

Existem varias empresas que adotaram ações sustentáveis, entre ela o Bradesco, que leva o slogan “Banco do Planeta”, onde foi à única instituição financeira brasileira a aparecer entre as empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o Ranking Canadense Corporate Knights.  A companhia possui fortes investimentos educacionais e esportivos, além de ações socioambientais voltados à inclusão social em todas as regiões do Brasil. “O grupo Bradesco desenvolveu um cartão chamado Cartão Amazônia Sustentável, onde a cada compra que o cliente fizer 5 % desses gastos irão para fundos de preservação da Amazônia’’, afirma a gestora Marli Ramos. 

Contudo, a sociedade aos poucos está tendo consciência do impacto de seu consumo e procura atuar de forma responsável, dando exemplo e incentivando as boas práticas dentro de casa, na empresa onde trabalha e na comunidade onde vive.

0 comentários:

Postar um comentário