Sustentabilidade é um
conceito movido principalmente pela ação do desenvolvimento econômico e ao
mesmo tempo preservação do meio ambiente. Entretanto o que vemos na mídia é o
oposto disso, cada vez mais o ser humano está destruindo o meio ambiente. O
crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos
para o ar, o solo e as águas. Sabemos que o desenvolvimento é necessário,
porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele
para sobreviver. Através desse pensamento surgiu o termo sustentabilidade que abrange vários níveis de organização, desde a
vizinhança local até o planeta inteiro.
Através
deste termo, surgiu a Responsabilidade
Ambiental, que seria um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias
voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Eu ajudo o meio
ambiente, como posso , economizando sempre que possível à água e a energia
elétrica, reciclando o meu lixo, acho que cada pessoa devia fazer o mesmo, pois
só assim os nossos netos teriam um planeta para viver”, afirma a cidadã Fumiko Yamaguchi.
Existem
também as ações sustentáveis, como: reciclagem, replantamento de arvores e uso
de fontes renováveis, que garantiriam recursos naturais necessários para as
próximas gerações, possibilitando a conservação dos atuais recursos naturais,
como florestas, matas, rios, lagos e oceanos. “A sustentabilidade
é o próximo nível de proteção ambiental, crescendo junto com os avanços da
ciência e da tecnologia, só assim reduziremos os impactos ambientais, afirma
a ambientalista Ana Lucia”.
Existem
varias empresas que adotaram ações sustentáveis, entre ela o
Bradesco, que leva o slogan “Banco do Planeta”, onde foi à única instituição
financeira brasileira a aparecer entre as empresas mais sustentáveis do mundo,
segundo o Ranking Canadense Corporate Knights. A companhia possui fortes investimentos
educacionais e esportivos, além de ações socioambientais voltados à inclusão
social em todas as regiões do Brasil. “O grupo Bradesco
desenvolveu um cartão chamado Cartão
Amazônia Sustentável, onde a cada compra que o cliente fizer 5 % desses
gastos irão para fundos de preservação da Amazônia’’, afirma a gestora Marli
Ramos.
Contudo,
a sociedade aos poucos está tendo consciência do impacto de seu consumo e
procura atuar de forma responsável, dando exemplo e incentivando as boas
práticas dentro de casa, na empresa onde trabalha e na comunidade onde vive.
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