segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Super Mario sobrevive no Mundo Moderno


Após completar 27 anos, o Super Mario sobrevive às inovações dos jogos virtuais e se torna o eletrônico mais antigo de todo o mundo. Lançado pela Nintendo auxiliou na definição do estilo de jogos de plataforma e também foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.
O jogo acontece no Reino dos Cogumelos, e seu objetivo é escapar do vilão Bowser, salvar a princesa Peach e seu reino do domínio dos Koopas Troopas, tudo isso é feito pelo protagonista Mario Bros.  Porém nem sempre foi assim, o encanador participou de vários jogos, como personagem principal e até vilão.
"Mario teve sua estréia em 1981 no jogo do árcade Donkey Kong, e era chamado de Jumpman.  Em 1983, o personagem e seu irmão Luigi foram retratados como encanadores ítalo-americanos, e em 13 de setembro de 1985 é lançado oficialmente no Japão O Super Mario World’’, afirma o consultor de games Thiago Barros. Apesar de originalmente ser um jogo de plataforma, o protagonista aparece atualmente em diversos gêneros, como esportes e corrida, com esse avanço na forma de jogar, também observamos modificações em seus gráficos. 

De acordo com o designer de jogos Renan Alonso “Foi desenvolvido no Japão o Nintendo Entertaiment System (NES) que trazia apenas 8 bits, no entanto, surgiu uma plataforma muito mais poderosa, o Super Nintendo Entertaiment System (SNES), com 16 bits. Por esse motivo, notamos os primeiros sinais do desenvolvimento gráfico de Mario em Donkey Kong, onde os sprites (objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem) deram maior capacidade de resolução.”
A franquia evoluiu durante décadas e com isso arrastou inúmeras gerações de fãs em todo o mundo. “A Super Nintendo sempre apostou na história do jogo, por isso Mario é considerado um clássico, ou melhor, um fenômeno mundial”, afirma o fã Gabriel Ramos.

0 comentários:

Postar um comentário